Top
 
(14) 3239-3664
Telefone
(14) 99651-8855
Atendimento Online
(14) 99859-3939
Representante Comercial
 

Poços Artesianos

O que são?

Poço artesiano é um poço perfurado com diâmetro pequeno, de grande profundidade e um detalhe importante: A água jorra do solo naturalmente, porque sua própria pressão basta para levá-la à superfície. Quando essa pressão não é suficiente, temos que utilizar uma bomba.
Tanto o poço artesiano quanto o semi-artesiano são chamados tecnicamente de poços tubulares profundos. Ambos são escavados por furadeiras gigantes, usando uma broca desenvolvida pela indústria petrolífera.

A Instalação

A instalação de poço artesiano é um processo de obtenção de recurso hídrico subterrâneo, que vem sendo muito requisitado, pois auxiliam empresas, residências, condomínios, sítios, agronegócios e indústrias, com o abastecimento de água, além da expressiva economia a médio e longo prazo. O estabelecimento de reservatório particular é uma prática realizada desde o início da civilização moderna, porém atualmente com tecnologias avançadas, proporcionam muito mais rapidez no processo de perfuração. A perfuração de um poço artesiano exige apoio técnico de uma empresa que possua um geólogo que acompanhe todo o processo.
Dessa forma, a nascente conta com uma equipe técnica competente e com um geólogo habilitado no local para supervisionar a perfuração do poço artesiano do inicio a finalização do projeto. Disponibilizamos visita técnica e estudo de viabilidade para implantação sem custo. Priorizando sempre a transparência e respeito pelo cliente.



Definição de Poço Tubular Profundo

Poço Tubular Profundo ou Poço Semi Artesiano, é uma obra de engenharia projetada e construída, visando a captação de água subterrânea através dos aquíferos, são perfurados por máquinas perfuratrizes. Existem diferentes tipos de formações geológicas nos aquíferos que garantem a abundância de águas subterrâneas nestes locais. Esses são os poços mais abundante no território brasileiro. O poço tubular profundo não é capaz de fluir a água naturalmente da rocha, sendo assim há necessidade da instalação de bomba submersa para a realização da captação da água em seu interior.

Aquiferos

Formação geológica que contém água e permite que quantidades significativas dessa água se movimentem no seu interior em condições naturais. A extensão e a espessura de um aquífero pode ser de um a milhares de quilômetros quadrados, dependendo da localização e da região. O fluxo de água dentro de um aquífero tem dois componentes: Os Aquíferos Fraturados e os Aquíferos Porosos. A água do aquífero se torna então, ideal para o abastecimento humano, auxiliando também nas necessidades das cidades, no campo, na lavoura, nas indústrias, entre outros.

Aquífero Fissurado:

São aqueles formados por Rochas Cristalinas. A água está alojada nas fraturas e fissuras dessas rochas. Essas fissuras são formadas por eventos geológicos, que causam ruptura na estrutura dessas rochas, gerando potencial armazenamento de água.

Aquífero Poroso:

São aqueles formados por Rochas Sedimentares. A água está armazenada nos espaços intergranulares, ou seja, nos poros dessas rochas, funciona como esponjas. Essas rochas são formadas através da deposição de outras rochas em uma bacia Sedimentar.

 

Tipos de poços artesianos


Poços em Rochas Cristalinas:

São Poços parcialmente revestidos, que permitem a construção do poço com a utilização de revestimento somente na parte do capeamento de solo ou de rocha inconsolidado. As rochas cristalinas por terem porosidade e permeabilidade baixa, são transmitidas pelas fraturas que se constituem no meio de transmissão e armazenamento da água.

Poços Mistos:

São aqueles onde a parte superior perfurada são rochas sedimentares e na parte inferior, rochas cristalinas. Por causa dessa característica da geologia, o poço é construído, com a colocação de revestimentos e filtros no domínio das rochas permeáveis e porosas e sem revestimento na parte inferior das rochas cristalinas onde o aquífero é fraturado.

Poços Sedimentares:

São Poços Totalmente Revestidos, as rochas sedimentares que compõem o perfil geológico são de baixa coesão, sendo assim desmoronam, não sustentando as paredes do poço, por isso, devem ser totalmente revestidos com tubos de revestimento lisos e revestimento hachurados ou filtros, para haver a transmissão de água para dentro do poço.

QUALQUER DÚVIDA ENTRE EM CONTATO COM A EQUIPE NASCENTE, SERÁ UM PRAZER ATENDÊ-LO!